17 de jul. de 2010

Lady Gaga e a Estratégia

Olá pessoas,

Quem aí nunca ouviu ou mesmo nunca falou em estratégia??

O mais interessante é que 'todos sabem o que é' mas quase ninguém coloca em prática o que diz. É como o dita: 'Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço'.

Simploriamente pode-se entender estratégia como o conjunto de atividades desenvolvidas por empresa/pessoa na busca por vantagem competitiva ou desempenho superior frente à seus concorrentes, mas como neste post não tenho a intenção de explicar conceitos de estratégia - até porque não tenho pleno domínio no assunto pra me arriscar - vou apenas postar um comentário comparativo a respeito do tema, e utilizando uma pessoa conhecida em todos os cantos do mundo, a talentosíssima estrategista e cantora Lady Gaga.

Sim, Lady Gaga é estratégia pura.

Antes de se tornar Lady Gaga, a cantora atendia pelo nome de Stefani Germanotta. Começou a ter aulas de piano aos 4 anos de idade, e mais tarde chegou a ingressar em uma faculdade de artes, onde aprimorou suas técnicas musicais e aperfeiçoou a escrita (pois ela também compõe). Iniciou sua carreira musical aos 19 anos, e mesmo com muito talento não emplacou sucesso.

O talento da jovem era inegável, como se pode ver no vídeo abaixo:



Porém, o talento e a qualidade vocal não foram suficientes para lhe garantir posição e destaque no mundo da música, tão concorrido e repleto de cantoras com o mesmo estilo de antes de Stefani Germanotta.

Foi aí que a estratégia entrou em cena.

Germanotta se reformulou, passando a adotar postura, figurino, maquiagem e até estilo musical diferenciado do anterior, além de adotar o nome artístico de 'Lady Gaga'. Passou a fazer abertura de shows de cantores famosos até que embarcou sua própria carreira e turnê.

O resultado da transformação estratégica de Gaga é mais do que perceptível, e pode ser conferido abaixo em um recente vídeo da cantora.



Agora fica a pergunta. Mesmo com tanto talento, Gaga teria conseguido todo o destaque e fama que conquistou sendo apenas Stefani Germanotta?? Ou foi realmente a adaptação estratégica de Gaga ao mercado musical que lhe conferiu todo o sucesso que hoje a acompanha pelos 4 cantos do mundo??

#ficaadica

Hoje em dia não basta ser apenas bom. Você tem que ser ótimo, e acima de tudo Único - ou no mínimo difícil de se igualar.

Maximize-se

Ps: inspiração para o post veio da leitura do texto O seu cérebro, o cisne negro, a vaca roxa, e Lady Gaga no blog do Mussarela.

Vale a pena conferir. Internet também é estudo e cultura ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!