22 de jul de 2010

Como Lidar com Chefes Tóxicos


Olá pessoas,

Pra quem já me conhece não preciso nem dizer que adoro as reportagens da Você S/A, e pra quem não conhece #ficadica pra ler a revista, seja impressa ou pelo site, pois sempre tem ótimas matérias, textos, dicas e mais, que podem auxiliar no desempenho - profissional e pessoal - de qualquer pessoa realmente interessada em crescer na vida, com ética, respeito e profissionalismo - porque crescer por crescer e às custas de outros não está com nada.

Bem, hoje a reportagem que me chamou a atenção foi Como lidar com Chefes Tóxicos, que explica o porque de as empresas tolerarem pessoas desse nível em seu corpo funcional.

E este é um problema que infelizmente muitas pessoas enfrentam durante sua trajetória profissioanl. E como não podemos simplesmente abandonar o barco é bom que ao menos tenhamos consciência de que teremos que aprender a conviver com pessoas desleais e não nos deixar influenciar por suas atitudes.

Então abaixo texto da Você S/A:

Especialistas em recursos humanos, executivos e leitores da VOCÊ S/A dizem por que empresas toleram profissionais destrutivos e como não se deixar contaminar por eles:

Um chefe tóxico contamina todo o ambiente com seu comportamento. Ele é aquele que nega, com atitudes, os valores da empresa em que trabalha. Ele não conhece o limite que separa a pressão por resultados da falta de respeito pela equipe. Ele desrespeita as pessoas no tom de voz, no discurso, no excesso de centralização e na incapacidade de fazer com que elas cresçam. A especialidade do chefe tóxico é dar ordens, sem se preocupar com o coletivo. A ele falta a capacidade de liderar e inspirar pessoas. Um chefe assim não é modelo para ninguém. Ele não atrai nem retém os melhores talentos na própria equipe porque simplesmente sufoca e anula o que seus funcionários têm de melhor. Quem tem um chefe tóxico conhece os estragos que essa relação pode trazer para a saúde, para a carreira e até para a empresa que aceita esse tipo de comportamento. Contudo, tanto quem responde para um profissional com esse perfil quanto quem só ouviu dizer que ele existe não entende muito bem por que, afinal, as empresas ainda toleram essas pessoas. Para responder a essa pergunta — e também para apontar o melhor caminho para quem não quer ser envenenado por um chefe assim — VOCÊ S/A reuniu, no mês passado, especialistas em gestão de pessoas, executivos e leitores da revista para discutir o assunto. Você pode ver quem é cada um dos convidados nas páginas anteriores. O resultado da discussão você confere ao longo desta reportagem. Nas laterais das páginas, em verde, você ainda encontra a sugestão dos especialistas para resolver casos reais de chefes tóxicos relatados por leitores no Malhe Seu Chefe, do site da VOCÊ S/A (continue lendo ... )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!