23 de out de 2010

Pesquisa Mercadológica

Por ABRAHAM SHAPIRO


Análise mercadológica é a primeira providência que um empreendedor deve tomar para a abertura ou expansão de um negócio. É ferramenta para suprir a necessidade de desenvolver estratégias.

A revista Harvard Business Review deste mês trouxe um artigo a esse respeito.

A sondagem da opinião pública vive um grande problema. É dificílimo conseguir a cooperação de gente cuja opinião realmente vale a pena ouvir. Além disso, os métodos tradicionais de sondagem estão perdendo eficácia, enquanto os mais recentes, feitos via internet, são criticados, por esses voluntários não representaem a população em geral.

A velha sondagem por telefone – ferramenta predominante na pesquisa eleitoral por mais de três décadas – começa a ficar obsoleta. Por motivos ainda obscuros, as taxas de resposta estão em declínio. As pessoas usam cada vez mais o celular e acham que a linha fixa só recebe ligações indesejadas. Logo, é cada vez mais difícil montar uma boa amostra para entrevistar, o que aumenta o risco de imprecisão e eleva o custo.

Para Douglas Rivers, da Stanford University, o prognóstico é claro: “A pesquisa por telefone vai acabar”. Uma alternativa, hoje, são voluntários na internet. Só que a pesquisa pela internet também não é confiável: embora a população em geral esteja cada vez menos disposta a responder a pesquisas, os voluntários mais atuantes na internet estão, estranhamente, mais dispostos. Alguns “entrevistados profissionais” se oferecem para responder de 15 a 20 questionários por mês. Mas, demograficamente falando, não representam a população em geral. São mais instruídos, e tendem a ser jovens ou velhos, mas não de meia-idade. Além disso, respondem com interesse de levar a parca recompensa financeira com o menor esforço possível.

Toda a atividade de pesquisa da opinião pública terá de ser reformulada.

Senhores homens de negócio, abram o olho. Não vão dando crédito a números que se divulgam por aí. Edições bem impressas não dão somente beleza às cifras, como inspiram um certo ar de confiabilidade. Os maiores especialistas no assunto questionam  isso. Portanto, cuidado.
______________________ 
Fonte: Blog Profissão Atitude
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO ARTIGO.

    Vcs deviam publicar sempre artigos deste autor. Eu visitei o blog dele: www.profissaoatitude.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo.

    O Shapiro é realmente muito bom...

    O blog dele é mais uma 'disciplina' pra mim.

    Sempre por lá.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre !!!