8 de ago. de 2010

Origem da Profissão de Secretariado


Origem da Profissão de Secretário(a)

Por Rodrigo Müller*

Vasculhando a internet em busca de textos sobre a origem do profissional de Secretariado, percebe-se que todos remontam à idade antiga, provavelmente no antigo Egito, por volta de 500 a.C. A profissão era exercida pelos escribas, que eram os homens que dominavam a escrita, faziam e controlavam as contas, classificavam e organizavam os arquivos, recebiam, anotavam e faziam serem cumpridas as ordens.

Com o passar dos anos e entre todas as transformações pelas quais a profissão passou, percebe-se que a predominância do sexo masculino no controle desta atividade era inquestionável.

Foi apenas a partir de meados do século XX que as mulheres começaram a entrar neste mercado. A explosão das guerras mundiais contribuiu para a entrada da mulher no mercado de trabalho, que em sua maioria era composto por homens. E desta forma, com a profissão de Secretariado não poderia ser diferente.

Trilhando um caminho árduo as mulheres foram aos poucos conquistando mais autonomia no exercício da profissão, e isso contribuiu para a conquista da regulamentação da profissão de Secretariado Executivo, que ocorreu em 1985, com a aprovação da Lei n° 7.377 de 30 de setembro do mesmo ano.

Nesta época começaram a surgir os sindicatos regionais, em função do fortalecimento da profissão, e no ano de 1989 foi aprovado o Código de Ética do Profissional de Secretariado.

Nos dias atuais, o Profissional de Secretariado não se limita ao cumprimento de ordens e execução de tarefas. O profissional passou a assumir um papel mais dinâmico e pró-ativo dentro das organizações, passando a atuar com Assessor não apenas do executivo, mas de toda a organização, controlando os fluxos de comunicação interna, externa e internacional, liderando equipes de trabalho, resolvendo problemas inerentes à profissão, desenvolvendo eficazmente as técnicas secretariais, buscando integrar as equipes de trabalho e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

Referências:

WILLERS, Ednilse Maria. Histórico Profissional e a Regulamentação da Profissão. Apostila de Técnicas Secretariais I. Unioeste - Campus de Toledo, 2007.
FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. A origem da Profissão de Secretária. Disponível em: . Acesso em: 08, ago. 2010.

*Rodrigo Müller é acadêmico do curso de Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!