6 de ago. de 2010

Secretárias e a valorização da profissão


Por Denise Andrade

O mercado de trabalho para a secretária executiva tem crescido a vistos olhos, das consideradas simples tarefas de atender ao telefone, servir o cafezinho, arquivar documentos, o trabalho delas só aumentou e ganhou cada vez mais responsabilidades. Hoje as profissionais do secretariado têm uma profissão regulamentada e mantém seu espaço no mercado de trabalho garantido, graças a eficiência com que exercem sua carreira.

Assim como os próprios executivos, estas profissionais estão se tornando cada vez mais importantes para as organizações de todos os setores. Esta valorização profissional tem contribuído muito para o crescimento e desenvolvimento da área. Se antes as secretárias eram tidas como meras auxiliares dos executivos, hoje suas funções foram transformadas e ampliadas, passaram a complementar o trabalho dos mesmos, não só assessorando, mas gerenciando informação, serviços e pessoas.

Esta característica multifuncional tem atraído os olhares de diversos setores. Por isso, o campo de atuação da secretaria está cada vez mais amplo. Os profissionais de secretariado podem atuar tanto em empresas públicas e privadas, como nas organizações de pequeno, médio e grande porte. Hoje as universidades oferecem o curso superior em Secretariado e formam profissionais que poderão atuar na gerência, diretoria, vice-presidência e presidência das grandes empresas.

Mas um grande problema que as secretárias enfrentam é a valorização de sua carreira e a concorrência com outras áreas, por isso além do diploma, a secretária deve estar em busca de constante renovação, reciclagem profissional, alimentar o network e participar constantemente de cursos e treinamentos para se manter antenada no mercado de trabalho.

Esta transformação pela qual a profissão secretarial está passando tem contribuído para aumentar a procura por formação superior na área e, conseqüentemente, para a criação de novos cursos. Segundo levantamento feito pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) existem, atualmente, 74 cursos de Secretariado Executivo no Brasil.

Fonte: MBA Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!