29 de jun. de 2010

Aprimorar Networking

Olá pessoas,

Pra quem está precisando aumentar, ou mesmo criar, o network é só clicar no link abaixo e aproveitar as dicas da Você/SA.

Aprimorar Networking

Fonte: Você/SA
Olá pessoas,

Já foi escrito neste blog um texto sobre o trabalho voluntário e agora esta sendo postada uma reportagem da Você/SA sobre o tema. Aproveitem, leiam, pensem e busquem o melhor para suas carreiras.

Faça o bem para sua carreira

"No dia 12 de janeiro deste ano, um terremoto de sete graus na escala Richter, no Haiti, causou a morte de 200 000 pessoas, deixou outras 300 000 feridas e fez mais de 1 milhão de desabrigados. Dois dias depois da tragédia, uma dupla de médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, chegava a Porto Príncipe, capital do país, com a missão de encontrar um local que servisse de enfermaria improvisada e de preparar a chegada de três equipes do hospital, mais toneladas de equipamentos, remédios e materiais.

No dia 4 de fevereiro, 49 profi ssionais — médicos, enfermeiros, fi sioterapeutas e engenheiros —, que se voluntariaram a cuidar das vítimas, começaram a chegar ao país. Entre os que passaram pelo Haiti estão a enfermeira Débora Puntel, de 40 anos, e o infectologista Alexandre Marra, de 36 anos. No acampamento montado em Porto Príncipe, o grupo paulista realizou um trabalho bastante diferente do que costuma desenvolver diariamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Einstein, um dos mais ricos e equipados hospitais do país. Na tenda onde os brasileiros trabalhavam, a temperatura chegava a 50 graus durante o dia. À noite, quando a energia elétrica acabava, o banho era de balde num banheiro aberto
(continuar lendo...)"

Fonte: Você/SA

18 de jun. de 2010

Participação de Acadêmicos de SEB em evento na Unioeste de Cascavel.

Na tarde desta sexta-feira (18 de junho de 2010), acadêmicos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste - Campus de Toledo participaram de evento realizado na Unioeste - Campus de Cascavel, representando o curso no auxílio ao cerimonial do Governo do Estado do Paraná.

Neste evento o governador do estado, o Sr. Orlando Pessuti, a primeira dama, a Sra. Regina Pessuti, bem como várias secretarias do governo estiveram instalados na Reitoria da Unioeste e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP.

Desta forma, os acadêmicos de SEB que se propuseram a auxiliar na recepção dos convidados se fizeram presentes e representaram o nome de nosso curso frente à comunidade.

Uma oportunidade a mais de aprender, uma chance para poder observar como se desenrola um evento de grande porte, bem como a possibilidade de perceber como profissionais com maior know-how resolvem os problemas eventuais - que no caso da organização de eventos não são tão eventuais assim - que ocorrem durante o evento.

Assim, parabenizo os alunos que participaram e que esta atitude sirva de dica para os demais acadêmicos que pretendem se especializar em alguma área de atuação, pois não é apenas na faculdade ou em cursos que se aprende, mas sim na vivência prática do dia-a-dia.

#ficaadica



4 de jun. de 2010

II Coquetel com RH - Sucesso de Público e de Conteúdo


Realizado nesta terça-feira, 01 de junho de 2010, o II Coquetel com RH, promoção do 3° ano do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste – Campus de Toledo, obteve grande êxito em seus propósitos.

Parceria entre os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste e o curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Sul Brasil – FASUL, o evento teve um público maior que o esperado. Contou com a participação de mais de 200 pessoas, dentre acadêmicos dos cursos de Secretariado Executivo, Gestão de Recursos Humanos, alunos de outros cursos, profissionais da área de Gestão de Pessoas, e membros da comunidade local.

A professora Fabiana Regina Veloso Bíscoli, Ms, coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, e docente do curso, fez a abertura do evento, que se caracterizou como atividade complementar para os acadêmicos e marcou a parceria das duas instituições de ensino, que primam pela qualidade do ensino oferecido e por proporcionar aos seus acadêmicos uma vivência prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

O evento se seguiu com a apresentação da palestrante Stefi Maerker, que é empresária, consultora e atua como gestora de pessoas em empresa própria, a SEC Talentos Humanos em São Paulo, empresa de recrutamento e seleção de secretárias (os) de alto escalão, bem como demais profissionais na área de gestão empresarial.

Dentre os pontos abordados em sua fala, Stefi apresentou os principais problemas na Comunicação e Gestão de Conflitos Organizacionais, suas causas, bem como possíveis soluções. Segundo nossa palestrante, “não existem receitas para resolver problemas e conflitos organizacionais, mas todos podem ser resolvidos de maneira eficaz se as duas partes estiverem dispostas a por fim ao conflito e ceder em algum momento”.

A palestrante lembrou ainda que as maiores diferenças, que algumas vezes causam os conflitos, podem ser muito úteis na resolução dos próprios problemas organizacionais, pois cabeças diferentes podem apresentar soluções diferentes para uma mesma situação, o que pode se tornar uma vantagem para a organização. Assim, sabendo-se que os conflitos fazem parte do dia-a-dia das empresas, a melhor forma de resolvê-los é encará-los com boa vontade e determinação.

Dentre as principais causas dos conflitos, destacam-se as diferenças de personalidade, stress, excesso de trabalho, falta de clareza nos cargos e nas atividades, baixo desempenho, discriminação/preconceito, entre outros fatores.

Assim, segundo Stefi Maerker, é necessário entender e respeitar as diferenças existentes, promover o respeito mútuo e constante, além de aprender a conviver com os demais, tanto em ambiente profissional como social.

Outros assuntos ainda foram abordados, como o tema Inteligência Emocional, que em uma visão ampla pode significar a correta utilização dos sentimentos, seus e das outras pessoas, a seu favor. Neste sentido, algumas dicas da palestrante para melhorar a utilização da Inteligência Emocional são:

- ser paciente e aceitar opiniões diversas;

- aceitar as idéias dos outros;

- não criticar os colegas;

- saber dividir;

- ser participativo e solidário;

- dialogar;

- aceitar os erros e aprender com eles;

- fazer parcerias (networking).

Desta forma, conflitos podem ser evitados, e ainda soluções para possíveis problemas organizacionais podem ser encontradas.

Salientando os benefícios da Comunicação e da Gestão de Conflitos Organizacionais, Stefi finalizou sua apresentação apresentando os principais resultados da correta utilização dos pontos citados anteriormente, que são: a) melhor compreensão dos colegas; b) melhores relações de trabalho; c) melhores soluções para os problemas; d) melhor desempenho das equipes de trabalho; e) aumento da motivação; f)alcance das metas e desafios organizacionais; e g) a inovação, que deve ser constante dentro das organizações.

Assim, após a apresentação, deu-se sequencia ao evento com as arguições que puderam ser feitas para a palestrante, Stefi Maerker, e outras profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos, Maria Azambuja Patiño Cruzatti, Sâmia Beatrice Graciano Correa, Lenir Mahl e Andréia Altran dos Santos.

Os participantes do evento puderam debater com as convidadas sobre temas atuais da gestão de pessoas, desde problemas práticos do dia-a-dia à temas como Assédio Moral e Sexual.

Dentre as lições aprendidas durante o evento, destaca-se a idéia de que os conflitos organizacionais são fundamentais para o bom desempenho das empresas, pois em muitos casos é justamente deles que surgem as melhores idéias. Assim, assimilando os conceitos da Gestão de Pessoas às técnicas secretariais e administrativas é possível construir um ambiente organizacional competitivo, porem saudável, instigante e de respeito mútuo entre seus integrantes.

E assim, após os debates e exposições, a noite encerrou-se com o Coquetel, que foi oferecido aos participantes no Hall do Auditório da Fasul.

Parabéns à organização e à todos que participaram do evento

Trabalho Voluntário


"O trabalho voluntário é cada vez mais procurado por profissionias que buscam sentido no que fazem" (Você S/A, Mai, 2010).

O que poucos profissionais sabem, ou o que poucos profissionais procuram saber, é que o voluntariado é uma das atividades que mais pode oferecer novas experiências e oportunidades. O que se aprende em qualquer ambiente pode perfeitamente ser assimiliado em ambientes organizacionais.

A motivação, as idéias, a cultura e as formas de encarar cada situação são algumas das oportunidades que o profissional, que se dedica de alguma forma a atividades de voluntariado, pode absorver.

E nos dias de hoje, onde a criatividade e a adaptabilidade dos profissionais está sendo tão explorada e desejada pelas empresas, nada melhor do que enfrentar novos desafios e se dedicar à atividades que exijam sempre a busca por novos conhecimentos e novas habilidades.

Trabalhando em ambientes disitntos aos de sus atuação, os profissionais se veem obrigados a trabalhar em equipe, com diferenças diversas entre os participantes; aprendem a trabalhar com a escassez de recursos; desenvolvem a critatividade e as capacidades de relacionamento interpessoal; além de, em alguns casos, desenvolverem habilidades de liderança.

E mais, de acordo com a reportagem 'Faça o bem para sua carreira', da edição de maio deste ano da revista Você S/A, algumas organizações utilizam critérios como a participação em empreendimentos sociais/voluntariado na hora da promoção, ou mesmo na hora das novas contratações.

Então, pra quem ainda não fez nenhuma atividade voluntária, fica a dica.

Organizações para tais atividades não faltam. Basta olhar em volta para perceber que as oportunidades estão aí, e percceber estas oportunidades é mais uma das necessidades do cenário atual. Lembrando que se você está disposto a iniciar atividades do gênero, deve ter plena consciência de que tais atividades de mandam tempo, e você deve estar disposto a enfrentar esta tarefa com muita responsabilidade.