4 de jun de 2010

II Coquetel com RH - Sucesso de Público e de Conteúdo


Realizado nesta terça-feira, 01 de junho de 2010, o II Coquetel com RH, promoção do 3° ano do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste – Campus de Toledo, obteve grande êxito em seus propósitos.

Parceria entre os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste e o curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Sul Brasil – FASUL, o evento teve um público maior que o esperado. Contou com a participação de mais de 200 pessoas, dentre acadêmicos dos cursos de Secretariado Executivo, Gestão de Recursos Humanos, alunos de outros cursos, profissionais da área de Gestão de Pessoas, e membros da comunidade local.

A professora Fabiana Regina Veloso Bíscoli, Ms, coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, e docente do curso, fez a abertura do evento, que se caracterizou como atividade complementar para os acadêmicos e marcou a parceria das duas instituições de ensino, que primam pela qualidade do ensino oferecido e por proporcionar aos seus acadêmicos uma vivência prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

O evento se seguiu com a apresentação da palestrante Stefi Maerker, que é empresária, consultora e atua como gestora de pessoas em empresa própria, a SEC Talentos Humanos em São Paulo, empresa de recrutamento e seleção de secretárias (os) de alto escalão, bem como demais profissionais na área de gestão empresarial.

Dentre os pontos abordados em sua fala, Stefi apresentou os principais problemas na Comunicação e Gestão de Conflitos Organizacionais, suas causas, bem como possíveis soluções. Segundo nossa palestrante, “não existem receitas para resolver problemas e conflitos organizacionais, mas todos podem ser resolvidos de maneira eficaz se as duas partes estiverem dispostas a por fim ao conflito e ceder em algum momento”.

A palestrante lembrou ainda que as maiores diferenças, que algumas vezes causam os conflitos, podem ser muito úteis na resolução dos próprios problemas organizacionais, pois cabeças diferentes podem apresentar soluções diferentes para uma mesma situação, o que pode se tornar uma vantagem para a organização. Assim, sabendo-se que os conflitos fazem parte do dia-a-dia das empresas, a melhor forma de resolvê-los é encará-los com boa vontade e determinação.

Dentre as principais causas dos conflitos, destacam-se as diferenças de personalidade, stress, excesso de trabalho, falta de clareza nos cargos e nas atividades, baixo desempenho, discriminação/preconceito, entre outros fatores.

Assim, segundo Stefi Maerker, é necessário entender e respeitar as diferenças existentes, promover o respeito mútuo e constante, além de aprender a conviver com os demais, tanto em ambiente profissional como social.

Outros assuntos ainda foram abordados, como o tema Inteligência Emocional, que em uma visão ampla pode significar a correta utilização dos sentimentos, seus e das outras pessoas, a seu favor. Neste sentido, algumas dicas da palestrante para melhorar a utilização da Inteligência Emocional são:

- ser paciente e aceitar opiniões diversas;

- aceitar as idéias dos outros;

- não criticar os colegas;

- saber dividir;

- ser participativo e solidário;

- dialogar;

- aceitar os erros e aprender com eles;

- fazer parcerias (networking).

Desta forma, conflitos podem ser evitados, e ainda soluções para possíveis problemas organizacionais podem ser encontradas.

Salientando os benefícios da Comunicação e da Gestão de Conflitos Organizacionais, Stefi finalizou sua apresentação apresentando os principais resultados da correta utilização dos pontos citados anteriormente, que são: a) melhor compreensão dos colegas; b) melhores relações de trabalho; c) melhores soluções para os problemas; d) melhor desempenho das equipes de trabalho; e) aumento da motivação; f)alcance das metas e desafios organizacionais; e g) a inovação, que deve ser constante dentro das organizações.

Assim, após a apresentação, deu-se sequencia ao evento com as arguições que puderam ser feitas para a palestrante, Stefi Maerker, e outras profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos, Maria Azambuja Patiño Cruzatti, Sâmia Beatrice Graciano Correa, Lenir Mahl e Andréia Altran dos Santos.

Os participantes do evento puderam debater com as convidadas sobre temas atuais da gestão de pessoas, desde problemas práticos do dia-a-dia à temas como Assédio Moral e Sexual.

Dentre as lições aprendidas durante o evento, destaca-se a idéia de que os conflitos organizacionais são fundamentais para o bom desempenho das empresas, pois em muitos casos é justamente deles que surgem as melhores idéias. Assim, assimilando os conceitos da Gestão de Pessoas às técnicas secretariais e administrativas é possível construir um ambiente organizacional competitivo, porem saudável, instigante e de respeito mútuo entre seus integrantes.

E assim, após os debates e exposições, a noite encerrou-se com o Coquetel, que foi oferecido aos participantes no Hall do Auditório da Fasul.

Parabéns à organização e à todos que participaram do evento

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