Flexibilidade, disciplina, energia, vontade de aprender
estão entre as características mais valorizadas nos profissionais de 20 anos
Fonte: Portal Administradores.
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Já é de domínio da maior parte das pessoas que, atualmente,
as competências e o comportamento dos trabalhadores são mais importantes para
as empresas do que os conhecimentos técnicos adquiridos.
Contudo, de acordo com a gerente técnica da Ricardo Xavier
Recursos Humanos, Pérola Lucente, as expectativas das empresas mudam conforme a
idade do profissional. Assim, veja abaixo o que é esperado de quem tem 20, 30,
ou mais de 40 anos.
Fonte da Imagem: Manager Online Empregos. |
20 anos
Segundo Pérola, as empresas tendem a ser mais tolerantes com quem está iniciando
a carreira, sobretudo no que diz respeito à ansiedade e impulsividade. Apesar
disso, alerta, atitudes como falta de cordialidade e impaciência exacerbada não
são bem vistas nas corporações.
Dentre os requisitos esperados destes jovens profissionais,
a gerente destaca a flexibilidade, disciplina, energia, vontade de aprender,
além da criatividade.
“Nesta fase, espera-se que o profissional saiba, por
exemplo, trabalhar em equipe e que tenha boa formação, não só cultural, como
educacional”, adverte.
30 anos
Quando o profissional chega na casa dos 30 anos, as empresas esperam que possam
atuar no operacional, mas que também tenham equilíbrio e bom senso para a
gestão.
Aqui, liderança, intermediação de conflitos, persuasão e
iniciativa são características apreciadas, sendo que este é um bom momento para
o profissional reforçar a formação acadêmica, cursando uma pós-graduação ou um
MBA.
“A pessoa tem que saber dosar a pressão, visto que,
provavelmente, ela estará ocupando cargos de média chefia. Além disso, é
importante ter mais energia, responsabilidade, foco em resultado e equilíbrio”,
explica Pérola.
40 anos
Por fim, dos profissionais com 40 anos ou mais, explica a especialista, as
companhias esperam maior controle emocional, não havendo mais decisões por
impulso, por exemplo.
Boa visão de negócios, de planejamento, liderança
consolidada e desenvolvimento de pessoas são outros atributos desejados, sendo
que aos 40 anos ou mais os profissionais não devem ser agressivos, nem
autoritários.
“Um profissional maduro deve abandonar as questões
operacionais e atuar de forma estratégica, funcionando como um porto seguro
para a equipe”, finaliza Pérola.
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