11 de nov. de 2010

Guerra Cambial - China x EUA

BOM DIA BRASIL 11/11/2010 - REDE GLOBO

Guerra cambial. China e EUA conseguiram manter o dólar e a taxa de juros com valores baixíssimos.

Por Abrahan Shapiro

Guerra cambial. Quanto vale o dólar, o Real, o dinheiro da China? Nós ouvimos outros economistas e empresários brasileiros para você entender o que está em jogo - quem ganha e quem perde. E como esse assunto mexe com a vida de todo mundo.É uma antiga regra da economia que a dona de casa conhece bem. Se tem laranjas sobrando no mercado, "cai o preço. Se tem muita laranja, sobra. Então fica mais barato", diz.

Aos olhos do mercado, laranja e moeda têm algo em comum: são tratadas como produtos e estão sujeitas às leis de oferta e procura. Alguns países se aproveitam dessa regra e inundam o mercado com sua moeda. Com isso, tornam os produtos que exportam mais baratos e vendem mais para os parceiros estrangeiros. Isso ajuda a gerar mais empregos, mas só nesses países que não respeitam o câmbio livre. Ultimamente, essa estratégia tem sido utilizada por dois gigantes da economia. (Leia aqui o artigo completo)
 
 
* Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: Simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!