18 de nov. de 2010

Profissão de Secretária(o)s está entre as 10 áreas onde faltam profissionais

Veja dez áreas em que faltam profissionais, segundo recrutadores.

G1 consultou empresas de recursos humanos e sites de currículos.

Crescimento do mercado ou exigências dificultam preenchimento de vagas.
 
Gabriela Gasparin - Do G1, em São Paulo

O aquecimento da economia, a exigência de qualificações ou até mesmo a falta de profissionais no mercado fazem com que empregadores tenham dificuldade para preencher vagas muitas vezes consideradas estratégicas, afirmam especialistas. Após consultar empresas das áreas de recursos humanos e sites de currículos, o G1 lista dez dos cargos mais difíceis de serem preenchidos atualmente no mercado brasileiro.

As empresas citaram as funções e áreas que, neste ano, marcaram pela escassez de profissionais adequados. Algumas vagas acabaram nem sendo preenchidas ou os empregadores precisaram abrir mão de alguma exigência para fechar o posto, afirmam os especialistas. Outro motivo apontado pelos recrutadores para esses casos é que, com a economia aquecida, muitas empresas procuraram segurar os funcionários, cobrindo eventuais ofertas.
 
 
10 CARGOS DE DIFÍCIL PREENCHIMENTO

Analista ou coordenador contábil com inglês fluente

"Faz uns três anos que estamos com dificuldade nessa área por conta da escassez de profissionais. Quando o Brasil era uma economia de inflação, o setor de contabilidade não era estratégico, e sim operacional. Com o crescimento do país, todas as funções dentro de uma empresa ficaram mais complexas. Mas como a área era operacional, o público perdeu interesse", diz Fabiana Nakazone, gerente da divisão especialistas do Grupo DMRH. Ela diz que, como a função tornou-se estratégica, há a necessidade de inglês fluente.


--

Profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) que saiba trabalhar e fazer personalizações no programa SAP, usado por empresas para a gestão de negócios. "Precisamos de profissionais com inglês fluente porque o sistema é integrado fora do Brasil e, às vezes, é preciso dar suporte para o exterior", afirma Fabiana Nakazone, gerente da divisão especialistas do Grupo DMRH.

--
Profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI)

O diretor da Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, disse que, além de difíceis de encontrar, os profissionais da área também pedem salários muito altos para sair das empresas onde já estão, pois recebem contraproposta para ficar. De acordo com Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online, a área de TI já vem sinalizando falta de profissionais qualificados desde o início desta década.

--
Profissionais da área de vendas e teleatendimento

Levantamento feito com 187 empresas pela Curriculum.com.br para o G1 mostrou que, além das áreas de TI e engenharia, o setor de vendas também apresenta dificuldades para achar profissionais em 2010. De acordo com Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, não está fácil encontrar um bom vendedor. Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br, disse que a área comercial está com forte demanda por conta do crescimento da economia, que exige profissionais do setor. Segundo a Catho Online, vendas e teleatendimento têm, ainda, alta rotatividade.

--
Coordenador de medicina e segurança do trabalho para o varejo

"A área costuma ser bem forte em indústrias, mas quando o varejo exige a mesma função, é difícil encontrar profissionais que se encaixem no ritmo", Fabiana Nakazone, gerente da divisão especialistas do Grupo DMRH. De acordo com ela, o volume de pessoas e o estilo do varejo não são os mesmos que os da indústria e não é fácil achar profissionais adequados.

--
Engenheiros

O mercado precisa de engenheiros em geral, mas especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam escassez maior nas áreas de infraestrutura, projetos e civil. "O Brasil está crescendo e precisamos de profissionais especialistas em obras de grande porte, como rodovias, hidrelétricas e saneamento. Não tem gente preparada para fazer isso", diz Fátima Brandão, gerente do Foco RH.

--
Médicos

De acordo com Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online, tem sido difícil encontrar médicos para vagas em diversas especialidades, segundo percepção do site. Cabral diz que faltam profissionais com qualificações e formações específicas.

--
Secretárias

De acordo com Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br, as mulheres têm perdido o interesse pelo cargo de secretária. "Não tem candidatas jovens", afirma. Segundo ele, algumas empresas até preenchem a vaga de secretária com outros profissionais. O especialista explica, porém, que, quando a empresa começa a crescer, sente a necessidade de um profissional formado na área de secretariado.

--
Profissionais da área de mineração

De acordo com Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online, foi notada dificuldade no site para encontrar profissionais da área em geral, desde operacional e técnica a engenheiros e executivos. Segundo Cabral, a mineração pede profissionais com formação e qualificações muito específicas. Ele também ressalta que o setor trabalha muito com a indicação de funcionários.

--
Profissionais da área petroquímica e de energia

De acordo com Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online, a área petroquímica pede formação bastante específica e nem sempre há profissionais disponíveis e qualificados no mercado. No ramo de energia, o problema se repete. "Com os avanços tecnológicos e o aumento da demanda, é cada vez mais escasso o número de profissionais qualificados e prontos para atuar nesse setor."

Fonte: Curriculum.com.br, Fabiana Nakazone, gerente da divisão especialistas do Grupo DMRH, Fátima Brandão, gerente do Foco RH, Leandro Cabral, diretor comercial da Catho Online e Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br.
 








11 de nov. de 2010

Guerra Cambial - China x EUA

BOM DIA BRASIL 11/11/2010 - REDE GLOBO

Guerra cambial. China e EUA conseguiram manter o dólar e a taxa de juros com valores baixíssimos.

Por Abrahan Shapiro

Guerra cambial. Quanto vale o dólar, o Real, o dinheiro da China? Nós ouvimos outros economistas e empresários brasileiros para você entender o que está em jogo - quem ganha e quem perde. E como esse assunto mexe com a vida de todo mundo.É uma antiga regra da economia que a dona de casa conhece bem. Se tem laranjas sobrando no mercado, "cai o preço. Se tem muita laranja, sobra. Então fica mais barato", diz.

Aos olhos do mercado, laranja e moeda têm algo em comum: são tratadas como produtos e estão sujeitas às leis de oferta e procura. Alguns países se aproveitam dessa regra e inundam o mercado com sua moeda. Com isso, tornam os produtos que exportam mais baratos e vendem mais para os parceiros estrangeiros. Isso ajuda a gerar mais empregos, mas só nesses países que não respeitam o câmbio livre. Ultimamente, essa estratégia tem sido utilizada por dois gigantes da economia. (Leia aqui o artigo completo)
 
 
* Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: Simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

6 de nov. de 2010

Alguns Relatos Básicos do ENASEC

Hoje tivemos o segundo dia do 1° ENASEC - Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Na programação já tivemos palestras, mostra de trabalhos científicos (apresentação de artigos completos e exposição de painéis de resumos expandidos), discussões sobre o perfil profissional, formação acadêmica... E contamos também com apresentações culturais (música, dança, instrumentais).

Amanhã, sábado (06/11) teremos o encerramento do evento, com mesas temáticas para discussões e uma plenária geral com os temas discutidos nas mesas, que terão como temas: Inserção do Profissional de Secretariado Executivo na mídia, Linhas de formação para os cursos de graduação em Secretariado Executivo; Direções para pesquisas em Secretariado Executivo e a criação de cursos de especialização Stricto Sensu; e Atuação do Secretário Executivo no mercado de trabalho: Assessores, Articuladores Corporativos , Empreendedores.

Enfim, o 1° ENASEC está sendo um grande evento, tanto em número de público (com representantes de instituições de vários estados brasileiros) como em qualidade dos resultados que estão sendo obtidos.

Organizado pelos acadêmicos do curso de Secretariado Executivo da Unioeste  - Campus de Toledo, o 1° ENASEC apresenta e consolida a preocupação dos professores, acadêmicos e profissionais, com o futuro da profissão.

E em breve mais relatos aqui no Blog.

Abraços.

Rodrigo Müller

Ps: com a participação no evento torna-se complicado atualizar o Blog, portanto, assim que possível postaremos aqui mais informações.

Marcando presença no 1° ENASEC: Rodrigo, Lidiane, Profa. Carla, Fernanda, Jéssica e Ricardo (da esquerda para direita - UNIOESTE).