21 de mar. de 2010

Perfil exigido pelo mercado para o profissional de Secretariado Executivo

Olá pessoas, em especial um Olá aos colegas de profissão, acadêmicos de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste e todos os acadêmicos de cursos de Secretariado Executivo distribuídos por aí :D

Então, hoje estou inspirado - agora né, porque até o início da tarde não conseguia nem segurar um livro do Kotler que já me dava gastura - e buscando coisas novas que possam melhorar o meu perfil profissional.

Tudo bem que ainda não sou assim O profissional - eu disse ainda, ok -, mas já estou correndo atras do que é meu para não deixar ninguém me passar a perninha, hihi.

E os sites que temos voltados ao nosso curso e profissão sempre tem artigos, textos, apostilas e outros materiais muito interessantes.

Hoje o dia é do Portal do Secretariado Executivo, pois lá tem tanta coisa que resolvi tirar um pequeno texto sobre o perfil de secretários executivos que o mercado está solicitando.

Leiam pessoas, porque conhecimento nunca é demais, e se vocês souberem utilizá-lo, ele pode abrir muitas portas neste mercado competitivo em que nos encontramos.

Abaixo, texto do site:

*
O novo perfil que o mercado espera do Profissional Secretariado Executivo Bilingue


O Secretário Executivo vem ocupando um espaço mais evidente na estrutura organizacional. Ao mesmo tempo em que parece ter crescido a referência a este profissional nas organizações modernas, atingindo os objetivos que tem sustentado as grades curriculares dos cursos de Secretariado Executivo no Brasil, os quais buscam dar uma visão mais atuante ao Secretário Executivo.
Sendo assim, este profissional deve ser preparado para desempenhar, com competência as tarefas peculiares à profissão, contribuindo para melhoria da qualidade e maior produtividade nas organizações.
Também é preciso mencionar que o Secretário Executivo que pretenda atuar neste contexto organizacional deve buscar eficiência e eficácia nas rotinas e atribuições que são designadas ao seu cargo. Diante deste novo perfil, é o assessor executivo, o responsável por várias atividades organizacionais, desde as mais rotineiras como organizar reuniões, viagens e agenda, até as mais elaboradas como assessorar projetos, apresentar relatórios e pareceres, representar o executivo em negociações e eventos, a também quando é acionado para articular e implementar inovações nas atividades gerenciais. É neste sentido que foi criado este portal para servir de referencia de busca para assuntos da formação do profissional de secretário executivo bem como as ferramentas de trabalho para o cotidiano deste profissional.




Perfil do profissional após a formação

Ao final do Curso de Secretariado Executivo o aluno Deverá ser capaz de:

a) Identificar a cultura empresarial de vários tipos de organização, seu foco de negócio, mercado e perfis de clientes.

b) Atender expectativas de diversos níveis decisórios e estruturar adequadamente os processos de assessoramento.

c) Selecionar, coletar e preparar informações, dados e fatos, para facilitar o processo decisório, elaboração de relatórios e apresentações institucionais.

d) Gerenciar o fluxo de informação empresarial, dando suporte à integração interna e facilitando o foco nos negócios.

e) Administrar eventos e representações institucionais de acordo com a cultura e objetivos organizacionais.

f) Gerenciar a rotina administrativa e os processos de trabalho decorrentes, visando resultados organizacionais.

g) Comunicar-se com eficiência, em português e em idioma estrangeiro.

h) Utilizar as técnicas secretariais e a tecnologia moderna disponível em todos os processos de assessoramento.

i) Administrar o tempo, em sintonia com objetivos, metas, perfis gerenciais e o foco do negócio.

j) Ser agente facilitador na gestão de pessoas, nas mudanças, nos processos de qualidade e na obtenção de metas.

l) Gerenciar projetos de trabalho, utilizando as técnicas de planejamento, organização, direção e controle, visando integração de equipes e resultados planejados

Fonte: Portal do Secretariado Executivo Bilíngue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre !!!